Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712

Compartilhe esta página

Título: A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC
Autor(es): Santiago, Maria Tais Gomes
Palavras-chave: Livro didático; Texto Literário; BNCC; Escolarização
Data do documento: 26-Mar-2024
Citação: SANTIAGO, Maria Tais Gomes. A escolarização do texto literário nos anos iniciais: afinidades e tensionamentos entre o livro didático de 4º e 5º anos e a BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho teve por objetivo analisar como ocorre a escolarização dos textos literários utilizados no livro didático Mundo de Explorações - Língua Portuguesa vol. 4 e 5 e como o trabalho com esses textos influenciam na formação do leitor de literatura, estabelecendo uma relação entre esta escolarização e o que a BNCC propõe para o ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, documental, sendo o corpus explorado com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os dados, então, foram coletados a partir da seleção dos textos literários localizados nos livros didáticos de 4º e 5º anos da coleção Mundo de Explorações (Editora Moderna), aprovada no PNLD 2023, os quais foram analisados à luz dos pressupostos teóricos defendidos por Soares (2004), Silva (2005), Cosson (2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros autores importantíssimos para o desenvolvimento desta pesquisa. A partir dos desdobramentos deste estudo, evidenciamos que a má escolarização do texto literário no LD de língua portuguesa pode influenciar de maneira direta o trabalho do profissional docente em sala de aula, uma vez que acaba por desvalorizar o gênero literário e tudo o que a sua leitura e análise podem agregar no ensino-aprendizagem do educando. Por sua vez, pode ocorrer também um déficit na formação do leitor de literatura, uma vez que este é desmotivado enquanto leitor a partir da forma como o texto literário lhe é apresentado. Dentre as conclusões, destacamos que a escola tem papel importantíssimo na formação do aluno-leitor e esta não depende unicamente da metodologia adotada pelo professor em sua prática docente, mas também de materiais didáticos bem produzidos e bem selecionados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56712
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Tais Gomes Santiago.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons